terça-feira, 25 de maio de 2010

A globalização e formação de blocos econômicos

Globalização: inevitabilidade ou farsa

A mundialização da difusão de técnicas em diversas áreas, sobretudo na de comunicações, aproxima os vários lugares e faz com que se tome conhecimento do que acontece em um ponto da Terra imeditamente em toda a sua superfície ou em quase toda. (..)
À proporção que se desenvolve a globalização, os grupos econômicos poderosos e os países ligados a instituições internacionais e delas dependentes procuram assimilar este processo, que é uma nova forma de imperialismo, com a dominação de pensamento único apresentado como democrático.(...)
Observa-se, porém, que este pensamento único não tem compromisso com o ideal democrático, uma vez que procura justificar a concentração cada vez maior de riqueza, tanto em nível de classes como em nível de Estados; daí a formação de classes de excluídos e de nações ou países excluídos. Pode-se até falar de um continente excluído - a África.

Manuel Correia de Andrade. Ciência geográfica. Bauru, AGB, n. 20,set.-dez.2001

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Muito bom o post. Parabéns pelo blog. A globolização que está favorecendo aos países economicamente poderosos, não havendo nada de democrático. Grande abraço.

Professora Eliza disse...

Obrigada pelo comentário! Realmente os poderosos são os grandes beneficiários da globalização.

thayslane disse...

a globalização basea-se na comunicação,tecnologia,riquezas, uniões entre grupos econÔmicos poderos e instituições internacionais,e muita outras coisas que façam parte do desenvolvimento do mundo atual que vivemos.

Unknown disse...

eu acho q está falando do desenvolvimente do mundo por isso fala da África um pais muito pobre que ainda é muito sub-desenvolvido.fala também fala sobre os paises de elite que existe muitas tecnologias,riquezas e um bom desenvolvimento econômico anual.

dayane elaine gomes da silva disse...

a globalização se refere a unidade de lucros economicos que faz nascer beneficiários estalar um meio ambiente a onde convivemos para ter uma imagem melhor.

Débora L. disse...

Primeiro de tudo, o que é Globalização?,Globalização é tipo o processo de aprofundamento da integração, ou seja, econômica, social,politica,cultural, etc...
A mundialização faz com que todos ou pelo menos boa parte conheça o que acontece em algúm ponto da Terra,tornando os países mais desenvolvidos com o avanço da tecnologia,com isso os psíses com maiores desenvolvimentos tecnologicos se tornam mais independentes, porém cada vez mais estão tentando conseguir mais riquezas...O texto fala que que existe classes, nações ou até mesmo países excluidos, desse mundo globalizado.

Aluna:Débora Lourenço
Karla Oliveira Turma:9°ano "A".

nathaly e davy disse...

A globalização trata-se do desenvolvimento econômico,tecnologico e tudo mais,mas só que os mais beneficiados são os países desenvolvidos,pois cada vez mais vão se tornando cada vez mais independentes,e os países menos desenvolvidos como a África vão sendo excluídos desse desenvolvimento.

Alunos:Nathaly Christini
Davy Tenório
Turma: 9° ano "A"

Unknown disse...

Primeiramente, o conceito de Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
- Na minha opnião globalização tem suas vantagens e desvantagens, através da globalização cresceu a tecnologia, a economia se desenvolveu, "beneficiou muita gente". Porém sua desvantagem é porque eles semprem procuram riquezas, posses, e acabam excluindo cidades, paises e até continentes damos o exemplo da África, por ela ser o continente mais pobre, causando preconceito e racismo.
A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade.
O acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos.
Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de outsourcing de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não é necessário alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitivas no acesso de mercados regionais.
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.

(Professora peguei partes importantes do livro e escrevi nas minhas palavras).

Alunos: Ewerton Soares & José Jamrson 9º ano "A"

Professora Eliza disse...

Olá Ewerton!

Ficou muito bom o seu comentário, pois ficou muito rico e de acordo com o contexto exposto.

Gostei!

Professora Eliza disse...

Olá, Nathaly e Davi!

Devemos ver o quanto a globalização exclui cada vez mais os já excluídos. Neste caso, o continente africano.